Até o início dos anos 60, os materiais utilizados em esquadrias para residências e empresas eram exclusivamente a madeira e o ferro. Estas opções tinham diversos pontos fracos, como sua baixa durabilidade e pouco isolamento térmico. Além disso, a produção destas peças eram altamente danosas ao meio ambiente.
Para contornar os problemas destes materiais, foram desenvolvidas as esquadrias de alumínio e PVC, opções que rapidamente tomaram o mercado. Estes materiais possuem entre suas características a alta durabilidade, melhor isolamento térmico e, sobretudo, uma maior sustentabilidade.
Contudo a evolução das formas de produção destes materiais, nunca deixou de acontecer e atualmente existe um grande viés de sustentabilidade na produção de esquadrias.
Para ilustrar melhor como esta convergência ocorre, nós da Ello Tecnologia em Esquadrias trouxemos este post. Daremos a você detalhes sobre o processo sustentável com o qual a matéria-prima de nossas esquadrias é produzida.
Alumínio: o material mais reciclado do Brasil
Atualmente boa parte do mercado de esquadrias, principalmente as utilizadas nos setores comercial e industrial, são de alumínio. Além de ser um material com um ótimo custo-benefício e grande longevidade, este material é 100% reciclável.
O alumínio é um metal que se encaixa muito bem no conceito de economia sustentável, já que toda a sucata levada para os centros de reciclagem, pode ser fundida e formar novas barras. Não apenas isso, este processo consome apenas 5% da energia que seria utilizada para a produção de alumínio primário.
O Brasil, por sua vez, é um dos líderes mundiais na reciclagem da sucata de alumínio. Em nosso país, as taxas de reciclagem deste material são superiores a 90% desde 2004, atingindo o ápice de 97% em 2018.
Desta forma, optar por esquadrias de alumínio pode ser muito vantajoso para quem busca economia, conforto e sustentabilidade a qualquer projeto.
PVC: alta conservação de recursos ambientais
As esquadrias de PVC têm se tornado muito populares por sua grande qualidade e características únicas. Além de oferecerem um altíssimo isolamento térmico e acústico, as esquadrias de PVC possuem grande vida útil e sua matéria-prima é sustentável.
O sal marinho é o principal ingrediente da composição do PVC. Dele é obtido o cloro, que corresponde a quase 60% da estrutura molecular do PVC. Graças a sua composição, a partir de um recurso inesgotável, produzir PVC é um processo ecológico e que não esgota recursos naturais.
Assim como o alumínio, o PVC é 100% reciclável. Além disso, a vida útil deste material pode passar dos 100 anos, fazendo dele uma ótima opção para quem busca um produto com durabilidade.
Agora, você já entende porque a produção da Ello Tecnologia em Esquadrias traz conforto e sustentabilidade na produção de esquadrias. Após isso, basta com que você conheça nossos produtos para se encantar com as diversas opções que trazemos para sua casa ou empresa. Entre em contato e solicite um orçamento.



Comments are closed.